sábado, 12 de dezembro de 2015

Os farroupilhas na tomada de Porto Alegre

Na madrugada de 20 de setembro de 1835 as tropas farroupilhas invadiram Porto Alegre, tomando o poder da cidade. Mas precisamente o primeiro combate ocorreu na Ponte da Azenha. No dia seguinte Bento Gonçalves, líder do levante, entrou triunfante na capital. Bento deu posse ao vice-presidente da província, Marciano Ribeiro, e acalmou a população declarando: "Em nossas mãos, a oliveira substitui a espada".
Alguns dias depois praticamente todo o estado estava em mãos farroupilhas. Somente as cidades de Rio Pardo, São Gabriel e Rio Grande ficaram em poder do Império.
Era o inicio da maior guerra civil da História do Brasil, surgia a Revolução Farroupilha. 
Para comemorar esta data, desta vez não vou me reportar a história em si, já que muito publiquei neste espaço sobre as causas do movimento. Exibirei algumas imagens em forma de quadrinhos e charges de artistas gaúchos que retrataram sua visão critica sobre a história farroupilha.

Diones Franchi - Jornalista

Bento Gonçalves em quadrinhos!

História em quadrinhos A Tomada de Porto Alegre. Gilmar Fraga

História em quadrinhos que conta de forma didática a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul.

Charge que retrata o desejo do Rio Grande do Sul de se separar do Brasil. Na verdade sabemos que isso não estava nos planos de Bento Gonçalves.

Charge do Radicci criticando os reais motivos da Revolução Farroupilha. Iotti

Charge que mostra a provável visão dos outros estados a respeito da Revolução Farroupilha e o bairrismo do gaúcho. Mais uma critica de Iotti. A verdade que muitos não querem saber.

Charge que retrata de forma humorística a deixa sobre os farrapos em relação a briga do gaúcho com sua mulher. Como tudo a um certo exagero na questão do vestuário dos farrapos!

Charge que retrata um dos motivos para o inicio da guerra de maneira critica e humorada!

2 comentários:

  1. obrigada, está ajudando em meu trabalho escolar (coloquei o link do site nele, então não se preocupe)

    ResponderExcluir