terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Lenda de Sepé Tiaraju (São Sepé)

Sepé era um índio valente e bom, que lutou contra os estrangeiros para defender a terra das missões. Ele era predestinado por Deus e São Miguel: tinha nascido com um lunar na testa. Nas noites escuras ou em pleno combate, o lunar de Sepé brilhava, guiando seus soldados missioneiros. 
Em 1750, Portugal e Espanha haviam assinado o Tratado de Madri, implicando na troca entre si das Missões pela Colônia de Sacramento. Com isso, cerca de 50 mil índios deveriam deixar as terras de seus ancestrais, onde, em meio a igrejas e fazendas exerciam a pecuária e a agricultura. Ao passo que os jesuítas buscavam revogar o Tratado, os enviados dos reis começaram o trabalho de demarcação. 
Em um cenário rio-grandense de lutas e conquistas, surgia Sepé. Junto dos guaranis, ele impedia a entrada da comitiva em suas terras - daí sua declaração famosa: - Esta terra tem dono! Quando a guerra chegou, por ordem dos Reis. O lunar do moço índio brilhou de dia também. Diante de armas luso-brasileiras e espanholas, apesar de toda a luta, Sepé pereceu junto de 1500 guaranis na batalha do Caiboaté.
Quando ele morreu, vencido pelas armas e o número de portugueses e espanhóis, Deus Nosso Senhor retirou de sua testa o lunar, e colocou no céu do pampa para ser o guia de todos os gaúchos. Este guia é o Cruzeiro do Sul.
Sepé é considerado um santo popular brasileiro e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" pela Lei nº 12.366.
Existe um município gaúcho chamado São Sepé em sua homenagem.

Diones Franchi - Jornalista

Sepé Tiaraju guerreiro


.
Sepé Tiaraju

Arte em homenagem a Sepé Tiaraju

Estátua de Sepé Tiaraju

Nenhum comentário:

Postar um comentário