sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cultura dos alemães e italianos no Rio Grande do Sul

A imigração italiana rumo ao Rio Grande do Sul ocorreu devido a grave crise econômica e social que havia sido desencadeada pelo acelerado desenvolvimento industrial e com a intensificação do comércio. Em um país que ainda esperava pela unificação, a imigração seria o próximo passo a ser dado por todos aqueles que ainda buscavam um sentimento de pátria.
Segundo Santos (1994), a imigração italiana e alemã para o Rio Grande do Sul:
“Fez parte de um projeto geopolítico do governo imperial brasileiro, que ocorreu no final do século XIX e o início do século XX e utilizava a imigração para preencher os chamados vazios demográficos do sul do país. No pós independência há uma decisão de concentrar a colonização na região sul como uma decisão geopolítica de consolidação de fronteiras” (p.24). 
Traço marcante tanto da cultura alemã quanto da cultura italiana foi a religiosidade que fez estas etnias construírem em suas colônias centros religiosos que eram além de transmissores da fé, serviam de centros agregadores e mantenedores da cultura desses povos, uma vez que eram nestes locais que se desenvolviam as reuniões para decidirem as suas plantações, colheitas e os rumos que as colônias tomariam. Junto com a dança, a gastronomia e o artesanato, aos poucos, o interior do Rio Grande do Sul foi criando uma característica própria. 
Tanto a cultura Italiana quanto a alemã repassam como herança cultural a sua culinária. Ambas com seus pratos típicos e suas iguarias movimentam a economia gaúcha através do turismo. 

Referências:
LUCHESE, Terciane Angela. O processo escolar entre imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
NETO, Helena Brum. Regiões Culturais: A construção de identidades culturais no Rio Grande do Sul e suas manifestações na paisagem gaúcha. 
SANTOS,Mirian Oliveira. A imigração italiana para o Rio Grande do Sul no final do século XX.

 Alemães indo a missa!

 Estudantes alemães!!

Família Italiana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário