sábado, 12 de dezembro de 2015

A lenda da panelinha

Na bela cidade de Cruz Alta, nos começos deste século, havia uma grande fonte em forma de poço, de onde partia uma sanga, hoje tudo urbanizado no cruzamento das ruas Andrade Neves e General Portinho, quase no centro da cidade. Remonta a época em que os primeiros moradores estabeleceram-se em Cruz Alta, lá pelos idos de 1805, formaram um pequeno amontoado de casas onde hoje é a Praça Erico Verissimo. Ali próximo, havia uma mata chamada de Capoeira, onde era extraída a madeira para lenha e para as construções. Na direção oposta, onde hoje forma-se a esquina da João Manoel com a Venâncio Aires havia uma nascente para o abastecimento do vilarejo, chamada de arroio Panelinha. Sua segunda vertente desemboca na esquina da Gal. Portinho com a Andrade Neves. Nesta segunda vertente, a água límpida e abundante jorrava como uma cachoeira. Era onde as lavadeiras batiam a roupa. Essa fonte, pela sua forma de poço, recebeu o nome de Fonte da Panelinha e ali muita gente boa, praticamente toda a zona nobre da cidade, abastecia-se de água. Seguidamente, apareciam tropeiros, que paravam por ali para saciar a sede. Eventualmente, muitos desses viajantes engraçavam-se com as mulheres locais ou índias enamoradas, que na maioria dos casos, acabavam retornando, geralmente para casar-se com a moça e fixar residência na localidade. E nessas idas e vindas, o imaginário popular acabou por enraizar o entendimento de que, todo aquele que bebia a água da Panelinha, acabava, inevitavelmente, voltando para Cruz Alta.
E existia a crença geral de que beber água da Panelinha era amarrar-se definitivamente a Cruz Alta. Muitas moças cruzaltenses, namoradas de oficiais do Exército de outras plagas ou de viajantes que eventualmente passavam por Cruz Alta, sempre davam um jeito de lhes servir um copo d´água da Fonte da Panelinha.
Monumento a Lenda da Panelinha, localizada de fronte a uma das vertentes do arroio em Cruz Alta - RS

As índias enamoradas ofereciam água aos tropeiros, para que eles sempre voltassem.

Monumento simboliza mulher oferecendo a água cristalina ao seu amado.

2 comentários:

  1. Referente a cruz alta, falta está lenda.

    https://www.google.com/search?q=lenda+da+lagoa+do+cemiterio+cruz+alta&source=hp&oq=lenda+da+lagoa+cruz+alta&gs_l=mobile-heirloom-hp.1.0.0i22i30.660.9419.0.11800.24.20.0.4.4.0.261.3056.1j16j3.20.0....0...1c.1j4.34.mobile-heirloom-hp..3.21.2453.-4QUyxkbuUY

    ResponderExcluir