quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A Prenda

Para o movimento tradicionalista gaúcho, prenda é a mulher gaúcha que faz par com o peão, o gaúcho. A indumentária típica da prenda consiste em um vestido (ou saia e blusa), com ou sem casaquinho, cuja barra alcança o peito do pé. O modelo da saia varia de acordo com a idade e estrutura física da prenda. As mangas da blusa podem ser longas, três-quartos ou até o cotovelo, e podem ser lisas ou levemente franzidas, mas não bufantes. Geralmente a prenda não usa decote, mas, um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros e o seio, é admitido. Os sapatos são geralmente pretos, brancos ou beges, com uma tira sobre o peito do pé abotoada do lado de fora, podendo ter salto cinco ou meio salto.
Os cabelos devem estar semipresos, presos ou em tranças, enfeitadas com flores discretas, que podem ser naturais ou artificiais. As mulheres mais jovens podem usar travessas simples ou com flores discretas e passadores nos cabelos. Em respeito à idade ou gosto pessoal, o uso de adereço no cabelo é opcional.
A maquiagem deve ser discreta e de acordo com a idade e a ocasião social e jamais se deve usar brincos de plástico coloridos, relógio, pulseiras, luvas ou colares. Uma das músicas mais conhecidas do ramo tradicionalista é a canção Prenda Minha, que se refere ao apego do gaúcho em sua amada. Essa canção pertence a literatura oral do Rio Grande do Sul, conhecida como "O cancioneiro do Rio Grande do Sul".

Prenda minha

Vou-me embora, Vou-me embora,
Prenda minha,
Tenho muito que fazer,
Tenho que parar rodeio,
Prenda minha,
No peito do bem-querer.

Noite escura, muito escura,
Prenda minha,
Toda a noite me atentou;
Quando foi de madrugada,
Prenda minha,
Foi-se embora e me deixou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário