quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Paz Farroupilha

Existe no município de Dom Pedrito - RS, um obelisco de granito de sete metros de altura, localizado no distrito dos campos de Ponche Verde ha 42 Km da cidade. Esse marco é o garantidor da paz entre farroupilhas e imperiais, depois de quase 10 anos da Guerra dos Farrapos. O monumento foi erguido em 1945, na comemoração do centenário da pacificação, testemunhando a volta do Rio Grande do Sul ao Império do Brasil. Alguns historiadores informam que a paz de Ponche Verde ocorreu em 28 de fevereiro de 1845, quando o general farrapo David Canabarro assinou o tratado confiando na “palavra sagrada” e no “magnânimo coração” de Dom Pedro II. Outros indicam o 1º de março de 1845, como está gravado na pedra do obelisco, que o marechal Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, confirmou o acerto. A declaração do pacificador foi a seguinte: "Rio-grandenses! É sem dúvida para mim de inexplicável prazer o ter de anunciar-vos que a guerra civil, que por mais de nove anos devastou esta bela província, está terminada". Alguns historiadores também dizem que todas as tratativas da paz farroupilha, ocorreram em Bagé-RS. Diones Franchi - Jornalista

2 comentários:

  1. muito bom... estou fazendo um trabalho sobre o Poncho Verde para apresentar para a minha escola e isso me ajudou muito!!! Toda a minha família é de Dom Pedrito, e eu não sabia que ela tinha sido tão importante!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom... estou fazendo um trabalho sobre o Poncho Verde para apresentar para a minha escola e isso me ajudou muito!!! Toda a minha família é de Dom Pedrito, e eu não sabia que ela tinha sido tão importante!!!

    ResponderExcluir