A ferrovia no Rio Grande do Sul teve seu inicio em 15 de abril de 1874, quando foi construída pela companhia inglesa denominada de Companhia Brasileira Ltda, de Johan Mac Ginity, uma linha férrea de Porto Alegre até a cidade de São Leopoldo, no Vale do Rio dos Sinos. A primeira ferrovia do estado tinha 33 km de extensão e oito estações ferroviárias, sendo hoje o caminho atual do metrô de Porto Alegre conhecido como Trensurb. Em 1º de janeiro de 1876 foi inaugurado o prolongamento até Novo Hamburgo. Em 1880 já eram transportados cerca de 40 mil passageiros por ano, sendo que a linha posteriormente foi estendida até Carlos Barbosa e Caxias do Sul.
Após a inauguração da primeira ferrovia do estado, foi criada em 23 de dezembro de 1877 uma linha principal denominada de “linha tronco”, que atravessava o estado horizontalmente de Porto Alegre a Uruguaiana, que levou cerca de 30 anos para ser construída, sendo finalizada no dia 21 de dezembro de 1907. Com o passar do tempo, esta linha foi ficando insuficiente e então foram criados os ramais, que eram as linhas ferroviárias que ligavam as cidades até a linha tronco.
Em 2 de dezembro de 1884 foi a vez da cidade de Rio Grande ganhar transporte ferroviário. Nesse mesmo ano Bagé ganhava um terminal ferroviário da linha chamada Bagé-Marítima. Essa linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande.
Enquanto isso Rio Grande criaria importante linhas férreas de trem como a Cia Estrada de Ferro de Rio Grande a Costa do Mar em Julho de 1890, Cia Carris e Estrada de Ferro a Estrada do Mar em Setembro de 1892, Cia e Viação Rio-grandense em fevereiro de 1895. Muitas linhas férreas foram construídas pelo estado, tornando o trem um importante meio de transporte no século 19.
No dia 29 de julho de 1920, o governo da união passou para o estado do Rio Grande do Sul a administração das ferrovias localizadas no seu território, o mesmo acontecendo no restante do país. Neste ano, foi criada a Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Nisso houve um aumento de linhas ferroviárias gaúchas que passaram de 2.300 km para 3.650 km. Em média acontecia cerca de 70 transportes de passageiros no Rio Grande do
Sul diariamente.
Em 30 de setembro de 1957, surgiu a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) em consequência da decadência das “estradas de ferro” existentes no Brasil. As 42 ferrovias que existiam foram incorporadas a nova rede ferroviária num sistema de regionais, resumidas em 18. Nesse período novamente houve um grande avanço no setor ferroviário, surgindo os trens de luxo com locomotivas a diesel. O primeiro trem de luxo, foi chamado de “Minuano”, sendo de origem alemã. Logo após surgiu o trem de luxo Húngaro. Neste período, houve também um aumento na capacidade e remodelação dos vagões, onde as linhas foram melhorados os traçados dos trilhos, substituindo os dormentes de madeira por concreto. Mas os anos dourados do trem chegava ao seu fim com o avanço das rodovias no país e a desestatização da Rede Ferroviária Federal.
Em 5 de dezembro de 1999, a RFFSA foi extinta, sendo criada a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que ainda hoje é o órgão que fiscaliza e controla o pouco que sobrou do transporte ferroviário do país e do Rio Grande do Sul.
Fontes:
Ministério dos Transportes - A ferrovia no Rio Grande do Sul
www.estacoesferroviarias.com.br/
www.riograndeemfotos.fot.br
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