quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O Jornal Farroupilha

O Jornal “O Povo” foi, o mais importante jornal dos farroupilhas e o periódico oficial da República Rio-grandense. Se auto intitulava um "jornal político, literário e ministerial da República Rio-grandense".Era editado pelo jornalista Luigi Rossetti e organizado por Domingos José de Almeida. Para iniciar o jornal Domingos comprou as prensas em Montevidéu com o produto da venda de 17 escravos de sua propriedade. A tipografia e a redação foram inicialmente instaladas na mesma casa onde Rossetti morava com Giuseppe Garibaldi, localizada hoje na Avenida Bento Gonçalves nº 182, em Piratini a primeira capital farroupilha. Essa casa foi construída entre 1830 e 1832, e na época era localizada na antiga Rua Clara. Um mês e meio depois de sua fundação os exemplares do jornal foram proibidos de circularem em Porto Alegre que detinha as tropas imperiais.
O Jornal O Povo foi o primeiro periódico publicado depois da proclamação da República Rio-Grandense, tendo sua primeira publicação em 1° de setembro de 1836 até 6 de março de 1839 na cidade de Piratini. Com a mudança da capital da república o jornal transferiu-se para Caçapava do Sul continuando a ser editado até 22 de maio de 1840. Foi brevemente editado por Giovanni Battista Cuneo, após a saída de Rossetti, pouco menos de um mês antes do término do jornal. Logo após a tipografia farroupilha foi atacada por tropas imperiais e destruída. 
O jornal farroupilha era bissemanal, circulando às quartas-feiras e aos sábados, quando não havia interrupção devido a circunstâncias da guerra. 
O Jornal O Povo durou mais tempo e teve mais números de edições publicadas do que o jornal farroupilha anterior, intitulado de O Mensageiro que tivera pouco mais de um ano de atividade, entre 22 de abril de 1835 e 3 de maio de 1836. 
O Jornal O Povo teve 160 números e se notabilizou como o instrumento de voz dos farroupilhas ao povo sul-rio-grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário