Diziam que no local onde hoje é o município de Bagé, viveu um índio minuano ou charrua chamado Ibajé. Esse índio estaria enterrado no Cerro da cidade e seu nome, teria originado o nome do município. Mas a existência desse índio nunca foi comprovada e alguns acreditam que seja uma lenda. Há um desencontro de informações entre os historiadores sobre a sua existência.
algumas hipóteses, onde dizem que a origem do nome Bagé, não vem do Índio Ibajé e sim, da linguagem indígena, que está relacionada com a ideia de "cerros". Os índios chamavam os Cerros de "mbayê, e também existiam a denominação de Passo do Bayé, que com o passar do tempo a fala do povoado mudaria para Bagé.
Outra história relata a existência do Índio Ibagé, quando em 1752 Espanha e Portugal resolveram demarcar suas divisas entre um e outro reino. As forças espanholas e portuguesas incumbidas dessa missão, ao atingirem a Fazenda de São Miguel, hoje município de Bagé, foram detidas pelo índio Sepé Tiaraju, em nome do lendário Império Guaranítico. Na defesa de São Miguel encontrava-se o índio Ibagé, cujo nome se transmitiu à região, originando-se Bagé.
O Índio Ibagé é um personagem importante na constituição do município de Bagé, sendo fato ou lenda é um marco nas memórias do pampa e de sua população.
Diones Franchi - Jornalista
Seria a origem do Gaúcho
ResponderExcluirQual local especifico foi enterrado o indio Ibaje??
ResponderExcluirDizem que o índio Ibagé está enterrado pilha de pedras brancas aos pés de uma antena no alto do morro da tv
ResponderExcluir