quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Presidentes do Brasil Gaúchos

O Rio Grande do Sul é o estado que mais presidentes elegeu na História do Brasil. O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais presidentes da República elegeu, direta ou indiretamente. Foram seis presidentes gaúchos: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Goulart que assumiu o cargo, como vice-presidente, com a renúncia de Jânio Quadros.

Presidente Hermes da Fonseca, natural de São Gabriel - RS.



Getúlio Vargas - Foi o presidente considerado o "Pai dos Pobres" e conhecido principalmente pela implantação das leis trabalhistas no Brasil. Natural de São Borja - RS.


João Goulart - O Último presidente antes do Golpe de 1964 e por consequência a ditadura. Natural de São Borja - RS.

Presidente Costa e Silva era do período da ditadura militar e natural de Taquari - RS.


Emílio Garrastazu Médici considerado o presidente mais "linha dura" no período da ditadura militar. Natural de Bagé - RS.



Ernesto Geisel - Presidente na ditadura militar e natural de Bento Gonçalves - RS.








26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o RS foi o segundo estado em número de presidentes. MG é o primeiro.

    No entanto, o RS foi o que teve mais tempo de governo presidencial.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não vejo nem um gaúcho que se candidataria para presidente, não sou Petita mais gosto do Tarso, mas tenho certeza que ele não vai. O único que me passa segurança e pulso firme com seus princípios indiferente do Partido (que é quem manda) é o Bolsonaro. Não podemos nos deixa enganar por quem luta pela minoria (Lula).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou petista, mas Paulo Paim tem se mostrado uma figura decisiva no que tange barrar a famigerada reforma da previdência.

      Excluir
    2. Em 2009, Tarso, contrariando decisão anterior do Comitê Nacional para os Refugiados em 2008 e posição contrária do Itamaraty[8][9], concede refúgio político a Cesare Battisti (ativista), apresentando um relatório para fundamentar sua decisão. Tarso alegou que Battisti era perseguido político na Itália,[10] embora a condenação tenha sido pela prática de crime comum, e não por crime político.Em 2009, Tarso, contrariando decisão anterior do Comitê Nacional para os Refugiados em 2008 e posição contrária do Itamaraty[8][9], concede refúgio político a Cesare Battisti (ativista), apresentando um relatório para fundamentar sua decisão. Tarso alegou que Battisti era perseguido político na Itália,[10] embora a condenação tenha sido pela prática de crime comum, e não por crime político. «Tarso Genro assina decreto com homenagem a si próprio»

      Excluir
    3. Tarso Genro...?? Lula..???
      PT nunca mais.... Acabou com Pais....

      Excluir
    4. Deus nos livre desses PT comunistas. Nunca mais!!!

      Excluir
  4. JORNAL lIVRE "Tarso Genro (PT), foi governador do estado até 2014, deixando as finanças do Rio Grande do Sul completamente destruída e uma defasagem na segurança pública.Tarso enfraqueceu a segurança pública do estado a tal ponto que as grandes cidades tiveram um salto absurdo de violência urbana em pouquíssimos anos, chegando a superar capitais que antes eram mais perigosas. Além disso, o estado enfrenta grave crise financeira, chegando a atrasar pagamentos de funcionários públicos, situação semelhante a do Rio de Janeiro."

    ResponderExcluir
  5. Se fala em ditadura mas não se identifica os ditadores, tem que dizer, ditador fulano de tal da cidade tal, etc.

    ResponderExcluir
  6. Se não fosse o golpe de 30 apoiado e arquitetado pela oligarquia política mineira, Getúlio não teria a mínima chance de chegar ao poder.
    Àquela época Minas ainda era o estado mais populoso e importante do Brasil.
    Com a traição de SP com a política café com leite, os Mineiros se revelaram e apoiaram Vargas.
    O mesmo acontece no período da ditadura militar, pois se não tivesse ocorrido o acontecimento nenhum gaúcho teria chegado ao poder via democracia.
    Jango teria governado e logo em seguida viria em 65 JK que não tinha rival à altura.
    Mais uma vez os mineiros no poder.
    Assim com logo em seguida aconteceu com Tancredo.
    Na política o mineiro sempre foi imbatível.

    ResponderExcluir
  7. Imbatível na corrupção, bando de burro estão comendo queijo com merda no meio, já que Dilma e Aécio lideram as pesquisas em MG. Quanta ignorância em um povo só. Toda minha família materno e paterno, são de minas sempre me orgulhei em dizer isso, mas hoje, sinto vergonha.

    ResponderExcluir
  8. Voces chamam o periodo apos 1964 de ditadura. Eu cresci neste período e nunca vi ditadura, nem tantos criminosos nas ruas, tínhamos liberdade de andar nas ruas a qualquer hora sem medo e tinha empregos. Ditadura e o nome dado por criminosos pois muitos acabaram na cadeia. Essa e que a verdade.

    ResponderExcluir
  9. Presidente bom é o Bolsonaro eleito 65% e hoje 78% da população o apóia.
    Era da ditadura socialista comunista graças a Deus superamos esses vermes.
    Bolsonaro é o presidente de todos!!

    ResponderExcluir
  10. Menna Barreto, gaúcho, foi presidente durante a Junta Provisória de 1930.
    Curiosamente, a família Figueiredo, de João Baptista Figueiredo nascido no Rio de Janeiro, é do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  11. Em 2022 o Rio Grande do Sul voltará a governar o Brasil.
    Inspirados no então general Hermes Rodrigues da Fonseca, primeiro presidente gaúcho, a gauchada e os brasileiro vai eleger o Ten Jorge Amaral, trineto de Ângelo Rodrigues da Fonseca.
    A solução para o Pais virá através da união dos brasileiros, em apoio a candidatura gaúcha.
    Apóiem!

    ResponderExcluir
  12. Por que não o tataraneto de SILVINO JACQUES INTENDENTE E AFILIADO DE Getúlio Vargas , uma opissao para presidente da República em 2022 GAUCHO JORGE JACQUES um desconhecido mas que manda vê contra o capitalismo escravagistas Brasileiros whastapp 41 99261-0191

    ResponderExcluir
  13. 2022 para presidente do PC DO B O GAÚCHO JORGE JACQUES TATARANETO DE SILVINO JACQUES CAPITÃO E AFILIADO DO GETÚLIO VARGAS WHASTAPP 41 99261-0191

    ResponderExcluir