O gaucho gaúcho é um sujeito ligado pelo processo colonial na América do Sul. Ele surgiu em meio às necessidades de ocupação e exploração do Pampa em uma região do império espanhol.
A partir da penetração do gado vindo do Paraguai e seu posterior espalhamento pelo pampa, juntamente com o cavalo, o gaucho gaúcho vai surgindo na medida em que os rebanhos vão se tornando comercialmente importantes, tanto para a Espanha como para Portugal.
O gaúcho nas vaquerias
Eram verdadeiras caçadas aos rebanhos de gado, objetivando com isto o couro (séculos XVII e XVIII) e secundariamente a carne. As vaquerias se tornam pelo conjunto de práticas que exigem e, ao mesmo tempo que ensinam, o local de formação da vida gauchesca, isto é, o lugar de/para apreender e ensinar as lidas.
Origem social do gaucho gaúcho
Eram um grupo composto tanto por brancos, espanhóis e portugueses, e também por índios e mestiços.
Todos estes grupos se encontram e se transformam em meio às necessidades do comércio colonial.
Grande número de indivíduos brancos, índios e mestiços que andavam vagando por aqueles distritos sem meios de subsistirem e sem agências para os procurarem, seguiram quase por necessidade de um modo de vida servil debaixo da subordinação dos famosos mestres dos contrabandos.
A construção de uma prática associada ao manejo dos rebanhos, como também a elaboração de um repertório de ações que caracterizam o gaucho gaúcho como um especialista, está ligada à presença das missões no Pampa.
Penetração do gado no Rio Grande do Sul
As missões e o território Pampeano
Dividindo o Pampa em vaquerias, lugares de resguardo dos rebanhos, os jesuítas, juntamente com os índios guaranis, efetivaram o conhecimento dos campos, flora e fauna, dos vaus e dos caminhos da região Pampeana que permitiu ao gaucho gaúcho se tornar um perfeito vaqueano.
Esses sujeitos se encontram como especialistas na arte do camperear e, a partir de suas práticas, vão se tornando úteis ao comércio da região. Com o crescimento da utilização do couro e com isto o aumento de seus preço na Europa, a relação gaucho gaúcho com a sociedade colonial se modifica. Surgia assim a determinação e a real importância do gaúcho para a sua formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário