O Partido Farroupilha foi um partido político brasileiro fundado em Rio Grande em 1832, que resultou nos dissidentes gaúchos que mais tarde lideraram a Revolução Farroupilha.
Foi fundado pelo tenente Luís José Alpoim, que participara, no Rio, das agitações populares de 7 de abril de 1831, que resultaram na queda do Imperador. O grupo se encontrava na casa do major João Manuel de Lima e Silva, sede também da Sociedade Continentino. O objetivo do partido era criar a federação, desenvolver o nacionalismo e proclamar a república, apesar de nem todos os farroupilhas tomarem conhecimento sobre esse assunto. Desde o início o partido teve atuação intensa. Em 24 de outubro de 1833, os farroupilhas promoveram um levante contra a instalação da Sociedade Militar em Porto Alegre (que congregava conservadores) em Porto Alegre.
No cenário político, os farroupilhas, reunidos num partido próprio - contrapondo-se aos conservadores, os caramurus - eram um dos grupos mais exaltados e defendiam idéias como a adoção de um regime republicano ou, ao menos, de um regime de federação, em que as províncias tivessem maior autonomia.
Na primeira eleição para a Assembléia Legislativa, em 7 de abril de 1835, fez a maioria no Legislativo do Rio Grande do Sul.
Foi também em uma sessão extraordinária da Câmara de Piratini, na primeira capital da República Rio-Grandense, que em 6 de novembro de 1836, procedeu-se formalmente a votação para Presidente da República, conforme os parâmetros da época. Quem tinha direito a voto eram em sua maioria estancieiros que faziam parte do partido farroupilha. A eleição foi vencida por Bento Gonçalves (mesmo sem estar presente e sem campanha) e primeiro vice-presidente José Gomes de Vasconcelos Jardim. Assumiu o vice interinamente a presidência, nomeando o ministério e tomando a incumbência de convocar uma Assembléia Constituinte para formar a Constituição da República Rio-grandense.
Bento Gonçalves governou de 1836 a 1841, e logo após a renúncia de Bento, José Gomes de Vasconcelos Jardim governou de 1841 a 1845.
O Partido Farroupilha foi dissolvido em 1 de março de 1845, com o fim da Revolução Farroupilha.
Por: Diones Franchi
Fonte:
FLORES, Moacyr, República Rio-Grandense: realidade e utopia,Coleção História, vol. 54, EDIPUCRS, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário