O Rio Grande do Sul em sua história, teve três principais conflitos que ocorreram em seu território:
1 - Revolução Farroupilha (1835–1845): Foi o conflito mais longo do Brasil, motivado pela insatisfação das elites com a taxação do charque e a centralização do Império. Era caracterizado por um levante de estancieiros gaúchos contra o Império, motivado por impostos abusivos sobre o charque, buscando uma maior autonomia. Durante a guerra foi proclamada a República Rio-Grandense e na extensão do conflito a Santa Catarina (a República Juliana), terminando com a paz negociada por Caxias e o Tratado de Poncho Verde, que integrou os Farrapos ao exército e concedendo anistia, e mantendo o Rio Grande do Sul integrado ao Brasil. Teve como personalidades principais Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Garibaldi entre outros.
2 - Revolução Federalista (1893-1895): Foi um conflito sangrento entre maragatos (oposição) e pica-paus (castilhistas/situação). Conhecida também como Guerra das degolas, o conflito aconteceu poucos anos após a Proclamação da República. O motivo seria a crise política gerada pelos Federalistas, grupo opositor ao governo de Júlio de Castilhos, então presidente do Rio Grande do Sul, que buscava conquistar maior autonomia e descentralizar o poder da recém-instalada República. É considerada a guerra com maior número de mortes do estado do Rio Grande do Sul, chegando a mais de 10.000 vítimas.
3 - Revolução de 1923: Foi as última grande guerra civil do estado, entre maragatos e chimangos, marcando a transição de poder. Movimento armado em que lutaram, de um lado, os partidários do presidente do Estado, Borges de Medeiros, conhecidos como Borgistas ou Chimangos, que usavam no pescoço um lenço branco, e de outro os revolucionários aliados de Joaquim Francisco de Assis Brasil, chamados Assisistas ou Maragatos, que usavam no pescoço um lenço vermelho. O conflito se deve também a acusações de fraude nas eleições para presidente do estado, que perpetuava os chimangos no poder.
O Rio Grande do Sul passou por diversas transformações, durante todos os conflitos armados, consolidando um estado com uma história de desafios e superações.
Diones Franchi
Jornalista e mestre em história